http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/402672A1.jpglink
http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/737587A2.jpglink
http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/531830A4.jpglink
http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/304936A3.jpglink
Black & White : Entrada / Artur Gueifão
A+ R A-

Biografia

Enviar por E-mail Versão para impressão

Artur de Matos Gueifão,  é natural de Furtado, Belver, Concelho de Gavião, residente em Paço de Arcos – Oeiras, é agente Técnico de Arquitectura e Engenharia. Até aos 17 anos viveu na Aldeia natal.

Em 1965 alistou-se na Armada como voluntário, tendo servido grande parte do tempo nos Fuzileiros.Na Escola de Fuzileiros em Vale do Zebro, foi fundador e director do jornal “O Fuzileiro” jornal que, nesse tempo, era enviado para as colónias onde prestavam serviço, Companhias e Destacamentos de Fuzileiros. Foi Condecorado por despacho do Ministro da Marinha com a medalha “Comportamento Exemplar”

Na Armada, publicou um livro de poemas. Actualmente escreve crónicas dos anos 50 e 60.

Foi Pessoa em destaque no jornal da “Região de Oeiras”.  Artur Gueifão é ponto de referência para Paço de Arcos, através dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, Corporação de que foi Segundo Comandante em 1993 e Primeiro Comandante entre 1994 e 1998, além de ter pertencido em 1991/1992 e 2000/2001 á Direcção. Deixou os Bombeiros em 1998 por motivo de doença.

Em Julho de 2001 foi operado ao coração no Hospital de Santa Cruz em Carnaxide, tendo a partir dessa data, dado conta de um motivo que desconhecia. Construção de obras monumentais ou outros motivos  de interesse histórico ou local. Uma curiosidade: uma parte das pedras são  “apanhadas” no talude da estrada perto da ponte da Ribeira de Eiras.   

Os seus trabalhos já estiveram em varias exposições, individuais e colectivas. Moinho das Rolas (Escola Infantário da C.M.O.), Salão Primavera, Centro Paroquial em Paço de Arcos, Jardim Infantil Rainha Santa Isabel, Cooperativa Nova Morada, INATEL em Oeiras, e em Pampilhosa da Serra a convite da Câmara Municipal.