http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/402672A1.jpglink
http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/737587A2.jpglink
http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/531830A4.jpglink
http://arturgueifao.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/304936A3.jpglink
Black & White : Entrada / Artur Gueifão / Origens
A+ R A-

Origens

Enviar por E-mail Versão para impressão

MUNICÍPIO DO GAVIÃO

CONCELHO DE GAVIÃO



O concelho de Gavião, pertence ao distrito de Portalegre, está situado no Norte Alentejano, na confluência do Alentejo com o Ribatejo e a Beira Interior, partilhando, com estas duas províncias, o Rio Tejo.
Localiza-se no Centro do País, estando limitado a Norte pelo concelho de Mação, a sul pelos concelhos de Crato e Ponte de Sôr, poente pelo concelho de Abrantes e a nascente pelo concelho de Nisa.
Ocupa uma superfície de 293,547Km2 os quais se distribuem pelas suas cinco freguesias: Gavião (57,85Km2), Atalaia (19,35Km2), Belver (69,71Km2), Comenda (89,85Km2), e Margem (56,79Km2).

FREGUESIA DE VELVER



Terra preciosa no passado e no presente. Do passado tem a fama merecida por um belo castelo medieval, de planta circular, com capela no interior, construído num altaneiro morro sobranceiro ao Tejo no séc. XII pela Ordem do Hospital, ao tempo de D. Sancho I, e donde se admira deslumbrante panorama do Vale do rio Tejo. Do presente tem a barragem que é lugar de descanso, não só para as águas do Tejo na sua longínqua viagem por outras terras, mas também, pelas condições propícias, para aqueles que gostam de pesca, do windsurf, de vela e de tantos outros desportos náuticos.

 

  • Orago: Nossa Senhora da Visitação
  • População: 936 habitantes (censos 2001)
  • Actividades Económicas: Pequena Agricultura